infertilidade testosterona

Muitos homens sonham com o dia em que serão pais, no entanto, o que muitos não sabem é que esse sonho pode ficar muito distante caso haja aumento descontrolado de Guia do testosterona no organismo. O hormônio considerado como o principal hormônio masculino, embora esteja presente nas mulheres também, pode ser um grande vilão para a reprodução.

Quais as Funções da Testosterona? 

Dentre as funções essenciais desse hormônio estão as funções sexuais primárias que consistem no desenvolvimento de tecidos reprodutivos como os testículos e a próstata assim como funções sexuais secundárias que incluem o engrossamento da voz, o aumento da presença de pelos pelo corpo bem como o desenvolvimento de músculos.

Hipogonadismo – Baixa Produção de Testosterona 

Quando o homem apresenta baixa produção do hormônio em seu corpo pode ter a sua libido bastante reduzida assim como apresentar outros sintomas como fadiga extrema, aumento da acne, perda de massa magra, dificuldades para dormir, dores nas articulações, disfunção erétil entre outros sintomas.

Tratamento 

Na busca por resolver esse problema muitos homens procuram o auxílio de tratamentos de reposição do hormônio além do uso de suplementos ou medicamentos. Contudo, é importante fazer esse tratamento com consciência, pois assim como a Testosterona em baixa é ruim em alta também pode acarretar em problemas bastante sérios.

Dificuldades Para Ter Filhos 

Chegamos a questão central, quando o organismo possui uma quantidade muito elevada de Testosterona pode ocorrer o bloqueio da hipófise. Essa glândula é fundamental para a produção dos espermatozoides, sem eles não é possível que a reprodução aconteça. Quando o indivíduo em questão utiliza a Testosterona em excesso por um tempo prolongado pode acontecer de a infertilidade ser irreversível.

Estudos de Anticoncepcional Masculino 

Para se ter uma ideia a respeito de como a Testosterona pode ser um fator limitante para a reprodução já faz algum tempo que os laboratórios de medicamentos vem estudando o seu uso em fórmulas de anticoncepcionais masculinos. Isso nos mostra que é importante pensar muito a respeito do uso desse hormônio para resolver outros problemas de saúde se o indivíduo deseja ter filhos. O que é Fluoximesterona? Descubra aqui.

Faça Acompanhamento Médico 

Para os casos em que a reposição de Testosterona é fundamenta a dica é fazer acompanhamento médico. Contar com um especialista que te ajude a encontrar a dosagem correta é essencial para não prejudicar o bom funcionamento do seu corpo. Tenha cuidado e atenção para com a dificuldade que a Testosterona pode causar para quem deseja ter filhos.